A pouco tempo do fim do prazo, mais de 10 mil trabalhadores da região de Sorocaba e Itapetininga e outras regiao do Brasil ainda não sacaram o abono salarial do Programa de Integração Social (PIS), do ano base de 2014. O valor do benefício é de R$ 880 e pode ser sacado em qualquer agência da Caixa Econômica. Quem tiver dúvidas, pode consultar através do site do Ministério do Trabalho se tem direito ao valor.
O prazo inicial era dia 30 de junho, mas foi prorrogado até o dia 31 de SETEMBRO. Os recursos que não são sacados retornam para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Antes de sacar o PIS, o trabalhador deverá verificar se o benefício não foi depositado diretamente na conta.
Em Sorocaba, 3.628 pessoas ainda não retiraram o abono. Em Jundiaí, são outros 2.615 benefícios. Em Itu, são 1.030, em Itapetininga 971, em Itapeva 758, em Itatiba 744 e em Tatuí, 670 pessoas.
Para ter direito ao abono salarial, o trabalhador precisa:
– estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
– ter recebido remuneração mensal média de até 2 salários mínimos em 2014;
– ter exercido trabalho remunerado por pelo menos 30 dias em 2014
– ter os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais
Como sacar o PIS/Pasep
– Antes de sacar o PIS, o trabalhador deverá verificar se o benefício não foi depositado diretamente na conta. Caso contrário, deve comparecer com o Cartão do Cidadão e senha cadastrada nos terminais de autoatendimento da Caixa ou em uma Casa Lotérica. Se não tiver o Cartão do Cidadão, o beneficiado pode receber o abono em qualquer agência da Caixa mediante apresentação de um documento de identificação.
– Já os participantes do Pasep (Banco do Brasil), após verificar se houve depósito na conta.
O valor equivale a um salário mínimo vigente na data de pagamento, atualmente em R$ 880. Os recursos que não forem sacados retornam para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
PIS e Pasep
O governo lembrou que o Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) são contribuições sociais de natureza tributária, devidas pelas pessoas jurídicas, com objetivo de financiar o pagamento do Seguro-Desemprego e Abono Salarial.
De acordo com o Ministério do Trabalho, o PIS é destinado aos funcionários de empresas privadas regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e o Pasep é devido aos servidores públicos.
Segundo os números oficiais, em todo o Brasil foram identificados 23,6 milhões de trabalhadores com direito a receber o abono salarial de 2015.
Consulte online seu abono salarial.