CNH Social Inscrição
A Carteira Nacional de Habilitação Social, também podendo ser chamada de CNH Popular, é uma criação da parceria do governo estadual e do Detran. Esse projeto busca entregar ao cidadão de baixa renda sua carteira de habilitação.
Infelizmente, o projeto CNH Social não é disponibilizado em todo o território brasileiros,mas se você vive em um dos Estados beneficiado você ainda tem uma chance.
No princípio o programa CNH Social foi fundado pelo Detran do-RS e beneficiou mais de 7 mil pessoas, que desejavam tirar sua primeira habilitação ou adicionar uma nova categoria, mas não tinham condições financeiras.
Inscrições CNH Social
Quando foi criado, pelo Detran-RS, ele beneficiou mas de 7 mil pessoas. Eles não tinham condições para tirar a sua habilitação ou incluir uma nova categoria. Com o sucesso da ideia alguns outros Estados imitaram.
Sua forma de seleção pode sofrer alterações de acordo com o Estado em questão, em alguns Estados será pedido que você se apresentar diretamente em uma das autoescolas credenciadas pelo Detran e solicitar sua inscrição. E vai ter aqueles que a sua inscrição é feita através do portal online do Sest Senat
As datas de inscrição da CNH Popular também irão variar de Estado para Estado, então é aconselhável que confira no portal do Detran dos Estados participantes para não acabar perdendo o beneficio.
Vale lembrar que as inscrições gratuitas para a CNH Popular só poderão ser realizadas na internet. Para se inscrever você tem que atender algumas normas, que são:
- Possuir uma idade acima ou igual a18 anos;
- Ser alfabetizado;
- Você tem que morar naquele Estado;
- Estar desempregado há mais de 12 meses;
- Receber um beneficio do Governo, como Bolsa Família 2018 ou Brasil Alfabetizado;
- Ser ou ter sido sempre estudante da Rede Pública;
- Possuir uma renda familiar de no máximo até dois salários mínimos.
- Os documentos necessários para tirar a CNH SocialOs documentos são:
- Seu RG ou algum outro documento oficial com foto;
- Seu CPF;
- Certidão de nascimento dos seus dependentes , se você tiver algum;
- Comprovante de resistência, de até 90 dias;
- Uma declaração sua mostrando que sabe ler e escrever;
- Um termo de responsabilidade em relação a todas os dados informados;
- Declare também que você sabe e aceita todos as normas para participar do programa CNH Social
- Comprove também sua renda familiar;
- A CTPS, contendo as últimas informações sobre seu último trabalho (caso tiver), sendo no mínimo de um ano.
É importante dizer que para fazer o cadastro no CNH Social você somente precisa ir no site do Detran do seu Estado, procurar a opção CNH Social ou CNH Popular e clicar nele. Siga as instruções que vão aparecer em sua tela, durante isso seus dados vão ser avaliados para confirmar que você tem o necessário para ganhar o beneficio.
- Atenção: Todos os documentos devem ser apresentados com cópia e original, juntos. Ou seja, quando for fazer sua inscrição CNH Social leve consigo a original e a cópia de toda a sua documentação.Os Estados que participam da CNH Popular 2018
Confira a lista de todos os Estados que oferecem essa inscrição por seus sites, ou informam como podem fazê-la:
- Detran Pernambuco;
- Detran Espirito Santo;
- Detran Paraíba;
- Detran Minas Gerais;
- Detran Maranhão;
- Detran Rio Grande do Sul;
- Detran São Paulo.
- Entre outros
É importante lembrar que nem todos os Estados brasileiros participam do programa CNH Social ,então para se ter qualquer atualização sobre o assunto você deve ficar ligado as informações transmitidas pelas redes sociais do Detran de seu Estado. Acesse o site e faça hoje mesmo o cadastro na CNH Social no site Sest Senat