A Polícia Civil recebe, até o dia 31 de janeiro, inscrições para o Concurso PC 2018. O certame visa o provimento de 1.200 nas carreiras de escrivão e inspetor de polícia, cargos que exigem formação em nível superior e preveem salários de R$5.992,98 que, porém, chegam a R$6.366,80 até novembro de 2018.
As vagas são distribuídas, igualmente, entre os dois cargos. Os candidatos serão avaliados por meio de provas de capacitação intelectual, prova de capacitação física, sindicância de vida pregressa e atual, exames de saúde, avaliação da aptidão psicológica e curso de formação profissional.
As provas de capacitação intelectual serão compostas por provas escritas divididas em duas partes: primeira, constituída por 30 questões objetivas de Língua Portuguesa e Redação; segunda, constituída por 50 questões objetivas de Informática, Raciocínio Lógico, Legislação Estatuária e Institucional, Conhecimentos Gerais, Direito (Penal, Processual Penal, Constitucional, Administrativo) e Direitos Humanos.
O certame tem validade de dois anos após sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período de acordo com a necessidade do banco.
Conteúdo programático
O Concurso PC-RS 2018 versará, em suas provas objetivas, sobre os seguintes conteúdos:
Língua Portuguesa (conteúdos de leitura, interpretação de texto, gêneros textuais e gramática), Informática (conhecimentos sobre sistemas operacionais, programas e acesso à informação), Raciocínio Lógico, Legislação Estatuária e Institucional (Lei Complementar Estadual, Estatuto e Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis do RS, Estatuto dos Servidores da Polícia Civil e Organização básica da PC-RS), Conhecimentos Gerais (Aspectos Políticos, Históricos, Geográficos, Culturais e Econômicos do RS), Direito (Penal, Processual Penal, Constitucional, Administrativo) e Direitos Humanos.
Perfil Psicográfico: avaliação de controle emocional, agressividade, impulsividade, persistência, capacidade de concentração, relacionamento interpessoal, respeito às normas e figuras de autoridade, responsabilidade, adaptabilidade/flexibilidade, iniciativa, energia/motivação, capacidade intelectual, organização e memória.
Concursos anteriores
O último concurso realizado pela PC aconteceu em 2013, quando foram disponibilizadas 350 vagas para escrivão e 350 oportunidades para investigador de polícia. O certame foi organizado pela Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH) e teve validade de dois anos após sua homologação.
Os candidatos foram avaliados por meio de provas de capacitação física e intelectual, exames de saúde, avaliação de aptidão psicológica, sindicância de vida pregressa e curso de formação. Nas provas de capacitação intelectual, os inscritos realizaram provas objetivas de 80 questões que versaram sobre Língua Portuguesa, Conhecimentos Gerais, Informática, Direitos Humanos e Direito (Constitucional, Penal, Administrativo e Processual Penal).
As provas estão marcadas para o dia 25 de fevereiro em locais informados, previamente, pela banca organizadora, a Fundatec. As inscrições seguem abertas até o dia 31 de janeiro no site oficial aqui.